domingo, 21 de novembro de 2010

Por que eu tenho que pagar a sua embalagem?

Você sabia da existência de uma ilha de lixo monstruosa no meio do Oceano Pacífico? Um chute é que existam umas 100 milhões de toneladas de lixo lá. Só mais um fato contando o quanto que estamos ferrando com o planeta.
Os bilhões de habitantes da Terra são afetados de forma parecida pela sujeira da nossa grande casa, mas 90% da sujeira é gerado por uns 10% das pessoas. Esses 10%, já que sujam diferente, deviam pelo menos pagar de forma diferente para consumir o que gera essa poluição. Cada embalagem de iogurte, cada litro de combustível, cada pilha e bateria deveria ter embutido em seu preço ao consumidor o custo ambiental associado ao seu consumo. Lógico, o ideal é que esse valor embutido seja utilizado para limpar o planeta, mas só o aumento de preço já é suficiente para diminuir o consumo de produtos poluentes e incentiva de forma muito mais forte a criação de tecnologias verdes.

3 comentários:

Thyago disse...

Eu vi uma marca de produto de limpeza líquido (não lembro que tipo.. acho que era detergente, ou algo assim) que começou a vender a garrafa plástica vazia. Segundo eles, o produto vem diluído em água e é muito mais prático vender o líquido puro e os clientes misturarem com água na garrafa. O ponto principal é economizar nas garrafas de plástico jogadas fora. Ainda acho que a forma mais fácil de melhorar a situação é com iniciativas das empresas... as pessoas vão comprar o que lhes for oferecido. Infelizmente é assim que as coisas funcionam... =/

Guilherme disse...

Seria muito bom que partisse das empresas, mas provavelmente a coisa só vai andar mesmo quando partir dos governos.

João Victor Araripe disse...

MUITO BOM ! Adorei o seu blog ! Visite o meu blog sobre tênis e retribua o comentário ! : breakpointbrasil.blogspot.com/ - Siga meu blog, que eu sigo o seu de volta ! Também tenho twitter @breakpointbr, caso queria seguir.

Obrigado !