segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

O que é um algoritmo

Algumas pessoas que não são da área de tecnologia eventualmente me perguntam o que é um tal de algoritmo. Algoritmo nada mais é do que um procedimento bem definido, geralmente usado para explicar para o computador como ele deve realizar alguma tarefa.
Nada melhor do que um exemplo para demonstrar o conceito. O celular que me desperta quebrou, e preciso que a minha mulher me ligue para me acordar. Mas como geralmente eu não acordo mesmo depois de atender o telefone, defini algoritmo abaixo e pedi que ela o seguisse:

1:  Início
2:  Ligar para casa e me perguntar quanto é 58+37
3:  Se (resposta do Guilherme = 95) então:
4:  {
5:      Trabalhar despreocupada
6:  }
7:  Senão:
8:  {
9:      Desligar o telefone e esperar 5 minutos
10:     Voltar para a linha 2
11: }
12: Fim

Simples, não?

Nenhum comentário: